sábado, 20 de junho de 2009

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (A Melancolia de Haruhi Suzumiya) é um anime muito diferente. Acredito que eu não consiga classificá-lo corretamente, mas acho que é shoujo. Um shoujo muito diferente, mas ainda sim um shoujo.

Conta a estória de Suzumiya, uma estudante de ensino médio MUITO excêntrica que é focada em seres sobrenaturais, extraterrestres e eventos misteriosos. Essa criatura muda para a escola de Kyon (apelido de um menino que não me recordo o nome e não procurarei) - que é o personagem que narra a estória mentalmente e funda um clube, a brigada SOS, que (teoricamente) pesquisa sobre eventos sobrenaturais. Nele só entram personagens, hum, digamos diferentes.

Mesmo que a estória (e todos os personagens) gire em torno (mesmo) de Suzumiya, acredito que a personagem principal, inclusive, seja Kyon, ao invés dela como acreditamos inicialmente.

A estória é MUITO nonsene e diferente das demais school lifes que já assisti. Isso ao mesmo tempo que é muito bacana às vezes se torna cansativo. Inclusive o mesmo comentário pode ser usado em relação aos personagens, que podem vaguear entre o "charmoso" e o "cansativo" rapidamente. O Kyon é um personagem MUITO bacana, mas é um perfeito exemplo para isso. Seus pensamentos são O CHARME do anime, porém o excesso deles pode cansar em determinados momentos. Assim como as explicações (de meia hora) sobre a importância da Suzumyia.

Uma das melhores cenas do anime, que representa perfeitamente sua estranheza, passa com Nagato (outra personagem muito boa), que fica exatamente três minutos e meio fazendo absolutamente NADA. A cena não move, não muda, não mexe 1 traço sequer - só o som que altera. Muito boa!

Recomendo mesmo! Sei que é diferente, estranho e muito absurdo em algumas situações vale a pena. Cheque AQUI!

8 comentários:

Laura disse...

Anime estraaaaanho, de pessoas estraaaaanhas. Mas como a gente é estraaaaaaanha também, tudo bem. Recomendo!

Diana Bitten disse...

Tava lendo sobre ele, disseram que ele fez sucesso por ser "cult".

Ou "cult" ou gente estranha...

Rsrsrs só pode, né?

Anônimo disse...

Haruhi Suzumiya é realmente um anime muito diferente, chega pelos capítulos não-lineares, pela narração que parece não ter muito propósito ou pela história mesmo, mas é bom demais. Não é shoujo.

O nome do personagem Kyon não é falado no anime, só se referem a ele por esse apelido.

E avisando que estão saindo novos episódios no Japão. A série é dos maiores cults recentes das animações japonesas, chegando ao extreme de se formarem os "Haruhismo"

Diana Bitten disse...

Se não é shoujo é o que?

Acho que ele é um shoujo disfarçado. Digo isso mais pelo final sim, durante toda a estória, os ingredientes shoujo estão ali.

Mas é bom sim né? Meio bizarro, mas bom. Fiquei muito contente em saber que estão saindo mais capítulos.

Abço e obrigada pela passada!

Alexandre Lancaster disse...

Pior que até hoje não vi a graça disso. Mas é pessoal.

Diana Bitten disse...

Achei que podeira ser menos cansativo e com diálogos menos prolixos. Mas gostei.

Ainda resta a pergunta, se não é shoujo é o que?

Anônimo disse...

Pra ser sincero eu não sei dizer exatamente em que classificação ficaria, ou se sequer tem. Sei que não é shoujo pois o foco de shoujo são as emoções, o que não é o caso de Suzumiya. Além de que o foco mercadológico de Suzumiya é o mercado masculino. Acredito que o Lancaster poderia dar uma explicação mais embasada sobre isso se ele passar por aqui novamente.

De acordo com o wikipedia, o manga de Suzumiya é shonen, sendo que o anime foi baseado em uma série de livros, então fica mais difícil ainda de falar o que seria.

Prefiro dizer que é uma comédia escolar de ficção científica e muito bizarra. Mas não é shoujo XD

Mas o importante no fim é se divertir.

Pedro Torres disse...

Eu pessoalmente achei um execelente anime, se for Shojo, tudo bem, mas eu pessoalmente achei que não é, para mim esse anime fica com uma classificação no meu top 3 de animes:
1 - Elfen Lied
2 - A Melancolia Suzumiya Harushi
3 - Samurai X

agora fiuei feliz em saber que sairão novos episodios, espero poder vê-los, vou procurar o mangá por ai.
=D