quinta-feira, 3 de junho de 2010

1° dia - Livro que você mais gostou

Iniciando o projeto 10 livros em 10 dias, de acordo com as regras no primeiro dia devo comentar sobre o livro que eu mais gostei. Coisa MUITO DIFÍCIL, já que para quem é viciado em livros como eu, escolher apenas um é quase um castigo.

Acredito que em cada estilo literário eu tenha um, ou melhor, em cada fase da minha vida eu tenha um, ou ainda somando as sentenças, em cada fase eu tenho 1 para cada estilo literário... complexo isso, não?

Pois é, para responder isso tenho que imaginar que estou com uma arma apontada para minha cabeça com alguém gritando: "escolha apenas um livro como preferido" ou "vc pode levar apenas um livro para passar o resto da eternidade em uma ilha"!! Ok, ok, ai não teria dúvidas em responder:

AS BRUMAS DE AVALON
Marion Zimmer Bradley

Perfeito, maravilhoso, mudou a minha forma de ver a vida, de me ver, de tomar minhas decisões. Não, não estou exagerando. Sério, esse livro realmente é especial para mim.

Para quem não conhece, As Brumas de Avalon é da EXCELENTE (e, uma pena, falecida) autora Marion Zimmer Bradley, e reconta a famosa estória do reino de Arthur, porém sob o ponto de vista feminista de Morgana (que não, absolutamente não é uma feiticeira má!).

Vale a pena ler, vale muito a pena comprar (absurdamente de graça!!!), vale a pena curtir essa estória, MESMO!

9 comentários:

Laura disse...

Aplauso de pé, este livro também mudou minha forma de ver a vida e obviamente, está no meu primeiro dia também!

Diana Bitten disse...

Pois é, estou achando que vamos acabar escolhendo muitos livros iguais, ou pelo menos comentando sobre muitos livros iguais, não é mesmo?

Bjo!

Laura disse...

Você duvida?

Luana Rodrigues Farias disse...

Nunca li esse livro. Mas tenho um monte pra ler.

Adorei o blog, obrigada por aceitar o desafio.

bjs

Vanessita disse...

Desde pequena eu queria ler estes livros, finalmente li a alguns anos atrás e me lembro que gostei muito, apesar do final ser meio triste (e da sensação estranha de torcer pelo time contrário, já que eu sou cristã, mas os "cristãos" do livro são bem sem caráter e a feiticeira é a que mais tinha escrúplos). A Morgana é uma personagem fascinante, torci muito por ela.
Depois destes eu corri atrás de outros da Marion Zimmer e li mais uns 2 ou 3, mas não gostei de mais nenhum. Achei meio exagerado o feminismo de todas as personagens dos outros livros (absolutamente nada contra a mulher lutar pra ser respeitada como ser humano numa sociedade machista, isso é muito importante, mas realmente tava muito exagerado, aliás, logo na metade do primeiro livro a mocinha virava lésbica), talvez fosse algo mal resolvido na vida da autora, sei lá. Infelizmente não encontrei outra estória tão fascinante quanto As Brumas de Avalon.

Diana Bitten disse...

Olá Vanessa!

Olha, tenho certeza que vc pegou os livros errados da Marion.

Vc deve ter lido a série darkover, da qual eu não sou fã, já que em nenhum livro "medieval" dela existe personagem lésbica.

Ela escreveu vários livros do mesmo estilo as Brumas, ambientadas da mesma forma e com o mesmo estilo de escrita, e são simplesmente maravilhosos!

Tente novamente! Bjo.

Vanessita disse...

Ah, vc tem razão, esse livro que eu falei era uma mistura de medieval com ficção científica...

Obrigada pela dica, teu blog já é figurinha fácil no meu browser! :P
Abçs

p.s.: Vc curte ficção científica? Já leu algum do detetive Elijah Baley, escrito pelo Isaac Asimov?

Diana Bitten disse...

Olha, o único que conheço do Asimov é o Fundação. Porém não o li ainda, mesmo tendo aqui em casa.

Esse á um autor que eu realmente tenho que conferir, e sinceramente não sei pq ainda não o fiz!

Mas obrigada pela dica! E espero MESMO que vc tente de novo com a Marion. Se quiser eu te dou dicas de títulos dela, ok?

Abços!

Mica disse...

Vanessa, mesmo os livros da coleção Darkover não são tão exageradamente feministas assim. Vc provavelmente teve o azar de ler justamente a trilogia das Renunciantes (que é a fase que eu menos gosto da série toda). Mas teve alguns livros de Darkover que eram fantasticos (como A Rainha da Tempestade, por exemplo).
E alguns outros da saga de Avalon também valem muito a pena (depois de As Brumas, o meu preferido é A Queda de Atlântida - Teia de Luz e Teia de Trevas).

E...quando fui fazer minha listinha dos 10 livros, eu fiquei na maior dúvida no meu preferido. Não conseguia decidir entre Ninja e As Brumas. Acabei colocando Ninja no preferido e As Brumas no mais recomendado.