quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Muito para Falar, pouco para Dizer...

(Desculpe, Tia Heloísa, mas na falta de imagem melhor...)

Sem assunto, mas quase morrendo de calor e tédio resolvi postar. Mas sobre o que?

Tanta coisa passa pela minha cabeça. Mas tanta coisa meio "fora de propósito" que dá até medo. Sendo assim, comentarei sobre a questão falar e dizer. Não aceito os dois como sinônimos, mesmo que no dicionário (e no Tio Word) elas sejam assim consideradas.

Pelo dicionário, se Dizer for intransitivo ele é sinônimo de falar, se for transitivo, ele propriamente não é (expor, enunciar, exprimir por palavras;
proferir;discursar...). Ainda pelo dicionário, se Falar for intransitivo (articular palavras; conversar, discursar...), e se for transitivo é (proferir palavras, dizer...)

Eles seriam sinônimos em "transitividades diferentes". Isso existe?

Tá, não interessa (já estou sendo loucamente prolixa), vamos chegar ao objetivo. Ao meu ver, falar e dizer não é mesma coisa. Quando você fala, vc simplesmente exprime palavras. Quando você diz, você tem algo a expor, alguma idéia, algo a acrescentar.

Não estou julgando o conteúdo das idéias, mas simplesmente o fato de serem organizadas e repassadas. Sendo assim, cada vez as pessoas falam mais, ou estão cada vez mais dizendo coisas sem uma real validade.

É, hoje eu estava afim apenas de falar, mas sabe que lendo isso agora eu to achando que Falei demais, porém nada do que eu Disse tem real sentido?

É, acho que está virando um hábito... de repente, por serem poucos os que ouvem e muito os que escutam (que, prá mim tb não são sinônimos).

Queria poder dizer mais e ouvir mais ainda.

3 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

Na verdade pelo que entendi, é um pouco como a diferença entre olhar e ver, não?;)

Diana Bitten disse...

É, exatamente isso!

É... "olhar" e "ver" tambpem são coisas a serem examinadas...

Alexandre Lancaster disse...

Mas a diferença é um pouco mais clara.

Um pouco, só. ;)