terça-feira, 7 de setembro de 2010

Comidinhas, bebidinhas e sorvetinhos


Um dos baratos de viajar, ao meu ver, é conhecer a culinária local. Porém, em relação a esse quesito particularmente, eu não fui das mais felizes em BA, já que eu era a única vegetariana em um grupo de carnívoros, em um país muito carnívoro, aliás.

O interessante é que a forma que eles comem diverge totalmente da que estamos acostumados, tendo couvert de pães, entrada, prato principal e sobremesa.

Os pães são um capítulo a parte e muito especial, já que são simplesmente maravilhosos!!! Posso afirmar, sem sombra de dúvida, que foi o melhor croissant que eu comi em toda a minha vida, aliás, quase posso dizer que antes de conhecer o croissant argentino eu não tinha experimentado todo o seu sabor. Sério. Comentaram comigo que é devido a qualidade do trigo deles ser excelente. Mas como não entendo nadinha desse assunto não sei se é só por causa disso.

Voltando aos pratos: na entrada comemos desde sopas até saladas, passando por aperitivos tipo bar e desembocando em batata frita com ovos (sempre a minha pedida, claro).

Os pratos principais diferenciam dos nossos completamente principalmente pela apresentação, todos muito bem arrumados no prato, com enfeitinho de ervas, azeitinhos... bom, não encontramos o nosso famoso "forrinho de arroz com feijão". Coisa, aliás, que quase me matou de saudade! rsrs

E a sobremesa? Hum, comi brownies, panquecas, tortas, mas nada se compara ao perfeito sorvete de doce de leite (e olha que eu não sou a maior fã de doce de leite, hein?). Maravilhoso, recomendo a todos comerem!

Fora a confeitaria Argentina que é maravilhosa, não posso deixar de citar os alfajores. Muito gostosos! Comi de umas quatro marcas diferentes, desde as mais famosas, como Havana e Cachafaz até as mais pobrinhas, que não deixei de apreciar também!!

Agora que minhas fotos chegaram (nem todas, restam algumas em outra máquina ainda rsrs), posso dividir um pedaço do nosso tour gastronômico!

2 comentários:

Laura disse...

Aqui, essa da forma de comer tendo entrada, etc não é só porque vocês estavam comendo em restaurantes não? Será que eles comem divididinho assim em casa também?

Porque no Brasil muito restaurante também se divide em entrada, prato principal etc, é só ir nos mais chiques um pouco, onde também os pratos são bem arrumadinhos.

Diana Bitten disse...

Pensei nisso tb, mas acho que não, pelo o que sondamos eles tem esse estilo de refeição meio europeu mesmo...

Em relação à arrumação, ai sim, estava tudo decoradinho por estarmos em restaurante, PORÉM eu não comi em restaurantes finos e TODOS eles capricham, entende?

Bjo!