quarta-feira, 23 de maio de 2012

Novo curso: licenciatura

Estou, no meio de todo o resto, envolvida com um novo curso. Por motivos pessoais (e obviamente confusos, o que me fará não entrar em detalhes) resolvi fazer uma licenciatura, porém de um jeito um tanto diferente. 

Não sei se quem está lendo sabe (eu não sabia até a algum tempo atrás), mas o governo, para estimular o aumento no número de docentes, criou uma medida (lei?) que permite um Programa Especial de Formação Pedagógica (ou também chamado de Fordoc). Isso se resume a, quem tem um bacharelado, fazer uma complementação pedagógica e lecionar para matérias que tenham uma grande afinidade com o histórico escolar do curso feito. 

Citarei o meu exemplo, fiz fisioterapia, então tive cadeiras de embriologia, genética, anatomia, fisiologia, histologia... sendo assim, minha área afim é a Biologia. Portanto, estudarei as matérias pedagógicas para complementar meu histórico e terei a licenciatura em biologia.

Para quem nunca se aproximou (pessoa de sorte, aliás) de matérias pedagógicas, recomendo continuar com esse afastamento saudável, pois é desesperadamente maçante, chato e prolixo! NUUSS (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na gíria mineira), quase insuportável!

Sabe o que é você ler 5, 6 artigos (escritos nada cientificamente, por sinal) que dizem a mesma coisa, sendo enrolada de forma diferente, e que não servem para praticamente NADA e que, para piorar, as partes que realmente são válidas quase não tem ênfase? Sério, esses autores "pedagógicos" falam, falam, e conseguem não falar nada, já que ou pulam as partes mais úteis ou passam apenas superficialmente. Cadê a especificidade desse pessoal? Credo...

Atualmente estou tendo 3 matérias, diversas, porém que na essência falam das mesmas coisas, citam as mesmas pessoas (parece que só houveram no máximo uns 10 grandes pensadores) e não orientam quanto à nada específico ou prático. Deus me livre desse povo, dar aula é muito mais interessante do que essas discussões pedagógicas afirmam, e que - literalmente - não levam a lugar nenhum. 

Vamos ver onde isso vai dar...

Um comentário:

Pollianna disse...

hauahuahuaha, eu faço Letras. ÉEE, as disciplinas de educação são bem maçantes. Infelizmente, é por isso que muuuuuita gente acha que Pedagogia é inútil... o que não é, de fato. Só é mal conduzida...