domingo, 16 de maio de 2010

Um Bestseller pra Chamar de Meu


Desafio Literário
Mês: Maio - Chicklit

Título: Um Bestseller pra Chamar de Meu
Autor: Marian Keyes



Primeiro livro que leio de Marian Keyes e minhas primeiras impressões não foram nada boas. Sou uma amante descarada e sem vergonha de chicklits desde "O Diário de Bridget Jones", há muito tempo atrás, e desde então eu venho me divertindo pra caramba com esse estilo literário, mas a forma como Marian Keyes escreve realmente não me fascinou e, digo mais, levando em consideração o título que li, NÃO SEI como ela faz tanto sucesso.

Definitivamente não precisava das quase OITOCENTAS páginas para passar a mensagem, principalmente porque metade delas foram encheção de linguiça que poderiam (e deveriam) facilmente serem cortadas na edição. Olha, se um homem pega esse livro e resolve dar uma lidinha ou: 1) vira viado; ou 2) vai achar que as mulheres são totais imbecis. Sinto muito se eu fizer alguém ficar sensível lendo minha opinião, mas em alguns momentos na leitura eu tive vergonha de ser mulher e saber que existem tipos como os vistos no livro, por exemplo.

Bom, mas vamos à sinopse: Conta a estória de três mulheres - Gemma, Lilly e Jojo -, que passam por altos e baixos sentimentais e profissionais, que ocasionam constantes alterações de estados de espíritos. Essas mulheres acabam por ter suas vidas interligadas de um certo modo., porém suas estórias são contadas de forma separadas durante todo o livro, trocamos de narradora e acompanhamos as, muitas vezes, complexas decisões que elas se vêem obrigadas a tomar (ou nem tanto, como a escolha de uma jaqueta).

Olha, sinceramente algumas partes eu fiquei tão revoltada que a vontade era simplesmente parar de ler como, por exemplo, a parte em que o pai de Gemma a ignora quando ela pergunta se ele não sentia saudades dela e responde apenas: "é melhor não nos vermos por um tempo". Para quem não leu, simples explicar: esse cara ai foi casado 35 anos com uma mulher e a abandonou para ficar com outra que tem a metade da idade dela, ai quando a filha diz que sente saudades e pergunta pq ele não a procura, que já fazem 3 meses que ele não dá notícias, ele responde a frase acima. Revoltante, né? Aliás, dentre TODOS os personagens que eu não gostei, que foram muitos, esse casal, o pai (principalmente) e a mãe de Gemma ganham fácil.

Não sei se de repente a gente se acostuma (a gente se acostuma mesmo a tudo na vida, não?), ou se o livro ganha um ritmo melhor, só sei que a coisa fica menos com o passar das páginas, mas ai chegamos a um final previsível, sem graça, corrido e frustrante. E o pior: não fecha a estória de todas as personagens.

Não recomendo!

21 comentários:

luciana disse...

ai, odeioooooo marian keyes. comecei a ler melancia, nao aguentei, podreeeee.

a personagem é ridicula, o texto um lixo (como vc falou, muita coisa é enchenção de linguiça e sem necessidade) e a historia sem graça.

nao recomendo tbm. o pior que essa mulher vende que nem agua.

Leitura Nossa disse...

Eita, e eu que estava pensando em ler esse livro...
Eu sou totalmente contra a maré quando se trata de Marian Keyes... o livro mais polêmico dela é o Férias (que eu amo), já os outros que li detestei... é sempre a mesma coisa... até agora pra mim é assim: Quem leu um, leu todos...
Estava pensando em voltar a ler um livro dela, mas acho que ainda vou esperar...rss

beijos,
Dé...

Diana Bitten disse...

@ Luciana:

Que bom que eu não sou a única ovelha negra que não gostou da Marian Keyes. E concordo com vc, o triste é que ela vende igual água!

@ Débora:

Na boa? Não leia esse livro. Quer ler outro da Marian Keyes, coisa que eu lamento por vc, tudo bem, mas eu REALMENTE NÃO RECOMENDO esse. Quer ler um chicklit gostosinho? Acabei de começar o Marsha Mellow e já ri a bessa!

Um abraço meninas, obrigada pela visita!!

naomi disse...

marian keyes foi minha primeira decepção no desafio literário, só que com o livro "casório?!". a sorte é que gostei do livro reserva, direcionado para adolescentes mas com uma protagonista com mais personalidade, caráter e vida pópria.

esse é o grande ponto fraco em marian keyes, imho: a protagonista fraca.

Diana Bitten disse...

@ Naomi:

Bem vinda!

Olha, eu não pretendo mesmo conhecer os outros títulos da MK. Suas fãs que me perdoem, mas ela não captou minha atenção ou, muito menos, meu carinho de forma alguma.

Este foi, com certeza, minha maior decepção até agora no DL.

Abços!

Marília Barros disse...

Eu estou lendo Melancia para o Desafio Literário e não fiquei muito animada com a leitura também.
Também acho que os personagens não cativam e que a história vai melhorando depois de um tempo, mas isso eu sinto em quase todo livro. Agora eu só espero que Melancia termine bem...

Caline disse...

Já li vários coemntários sobre os livros de Marian Keys mas nada tão negativo. Nunca li nada dela e sua opinião me deixou com um pé atrás. Os livros dela que estavam na minha lista vão ficar para depois!!! Eu sei que cada pessoa pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo livro, mas a sua foi tão veemente que eu não quero arriscar a não dar ouvidos!!!!
É uma pena que você não tenha gostado da leitura.

Minha leitura desse mês do Desafio não foi maravilhosa, mas tive mais sorte que você. Pelo menos não terminei detestando ele.

Bjoo.

Diana Bitten disse...

@ Marília:

Eu espero que Melancia não te decepcione como UBPCM Me decepcionou. Se bem que andei lendo que "Um Bestseller" é um dos piorezinhos dela, esse e o "Casório".

@ Caline:

Olha, como eu disse, me perdoem quem gosta da MK, mas realmente ela não me conquistou. Mas vc disse uma coisa muito importante, o gosto é uma coisa muito relativa.

Porém, para a minha defesa, digo que não sou DE FORMA ALGUMA chata para literatura, leio de tudo e dificilmente critico de uma forma tão pesada. Até romance de banca eu eio e me divirto, imagina só!

Eu acho que vc pode tranquilamente colocar os livrinhos da MK para trás (aliás, beeem atrás) na sua lista. Porém, se ler algo, volte aqui para comentar, ok?



Meninas, obrigada pela visita e um abraço!!

Unknown disse...

Oiee!!
Pois é menina...casamento é um caso serio: ou vc ama ou odeia! não tem como ter um meio termo mesmo...

Agora..sua resenha me deixou preocupada...eu li Melancia e realmente achei um pouco de enrolação em alguns momentos...mas pensei: "deve ser esse livro..." Agora, vc dizendo que outro livro dela tb é assim....ixi....bjs flor!

BeliM disse...

Oi, diana!!!
Que pena que vc não gostou do livro escolhido para o desafio desse mês...
É horrivel ler um livro que não gostamos desde o começo...
Felizmente tive sorte de gostar daqueles que escolhi...
Eu nunca li nada dessa autora... e pelo que vejo não tem muitas opiniões positivas, né!
Bjus!

Diana Bitten disse...

Bem vindas e obrigada pelo comentário meninas!

Kézia Lôbo disse...

Bah menina.. sei la ouço elogios e ouço criticas a respeito desta autora, bah agora to começando a ficar com o pé atras..
Ainda nao li nenhum livro dela mas...
Sincera opinião XD

;Lili disse...

Eu já li Melancia, da Marian. No início foi chatinho, não nego, mas depois a história engrenou. Essa é uma das razões pela qual eu ainda tenho uma certa "resistência" com a autora. Sem falar que os livros dela são muito caros.

Bjim!

Diana Bitten disse...

Olá meninas!

É Kézia, eu as vezes até peco pelo excesso de sinceridade!

Patota, vc disse uma coisa verdadeira MESMO, os livros dela são BEEEM caros!

Aliás, os chicklit de uma forma geral, não é?

Abços e obrigada pela visita!

Laura disse...

Pois é, eu li o Melancia e tinha achado meio sem sal, e nunca mais fiquei muito a fim de ler marian Keys, depois de acompanhar sua odisséia agora que não leio mesmo!

Maurício Kanno disse...

eheh, ainda bwem que eu não li esse então, senao pelo visto ia ficar com má impressão, pelo q vc se refere aos homens, eheh

repare que em minha análise do livro q li, o marsha melow, falei que foi divertido saborear um pouco das loucuras da mente feminina, mas deixando claro ser uma caricatura, claro!

que é divertido, é sim, e tenho certeza que ele guarda mto do jeitão feminino sim..

Monique disse...

Para o Desafio, escolhi Melancia, meu primeiro Marian Keyes. Não gostei muito e pelo que eu percebi, você também não gostou do estilo da autora, né? "Um Bestseller para chamar de meu" eu nunca li, mas entendo perfeitamente o que você quis dizer com cortar boa parte do livro na edição... Melancia também merecia uns cortes e olha que ele tem bem menos páginas.

Diana Bitten disse...

@ Laura:

É, vc DEVE MESMO manter distância dela, pois DEFINITIVAMENTE não faz o seu estilo.

@ Maurício:

Estou lendo o Marsha Mellow e, acredite, NÃO SE COMPARA a chatice do UBPCM. Estou na página 45 do Marsha e já deu umas 3 gargalhadas. Li quase 800 da Marian e se esbocei dois sorrisos foi muito.

@ Monique:

É, mais sorte para nós no próximo mês, não é?

Obrigada pela visita e sejam bem vindos amigos! Bjo!

Vivi disse...

Nossa, ela faz um sucessão! Eu que nunca li nada da autora, fiquei cismada. Vixi, acho que não quero ler esse, não.

Beijocas

Maurício Kanno disse...

turma, alguem me ajuda, qual é o endereço do e-grupo yahoo do desafio literario, q nao encontro? gostaria de entrar...

Diana Bitten disse...

Ihhh Maurício, vou procurar aqui (tenho isso em algum email) e depois eu mando uma msg no seu blog.

Não estou no grupo, por isos não posso te ajudar imediatamente, ok?

Abços!