sexta-feira, 30 de abril de 2010

Crônica de uma Morte Anunciada


Desafio Literário

Mês: Abril - Escritor latino

Título: Crônica de uma Morte Anunciada
Autor: Gabriel Garcia Márques


O livro basicamente narra em terceira pessoa a estória, através de flashbacks, do assassinato de Santiago Nassar, jovem rico que supostamente desvirginou a (recém) esposa de Bayardo San Román. Para restituir a honra de sua família, os irmãos gêmeos de Ângela Vicario (a noiva desvirginada) resolvem matar o culpado por esta ter sido devolvida na noite de núpcias, e ai temos o motivo do crime.

Sem dúvida, para mim, o mais interessante do livro foi a forma como foi construído, de trás para frente (sempre tive um fraco por isto). A estória já começa revelando que o personagem principal está morto, e só depois nos apresenta o motivo e vamos conhecendo os demais envolvidos. O próprio narrador não nos é diretamente apresentado e, apenas aos poucos vamos obtendo informações a seu respeito.

O livro tem a ironia e a riqueza de narração bem típicas de Gabriel Garcia Marques, com uma leitura muito fluída, mesmo que um tanto pesada, e extremamente envolvente! Ficamos ansiosas e curiosas sobre o próximo acontecimento ou novo fato que se apresentará.

Olha, para mim é até difícil fazer uma resenha sobre os livros de Gabriel G. Marques, pois o acho tão brilhante, principalmente nos detalhes, que se for destacar cada ponto ficarei semanas aqui discutindo sobre o livro...

...então, finalizando, gostei BASTANTE do livro mas teve partes que, mesmo totalmente envolvida e enfeitiçada pela narração, achei impactante demais, quase a ponto de querer que fosse diferente, de trocer pelo o contrário.

Adorei o livro, adorei o personagem principal, (ridiculamente) queria que ele não tivesse morrido, e que o livro se chamasse "Crônica de uma Quase-Morte Anunciada".

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!! Vou colocar na minha lista ... adorei a resenha ... percebe-se bem o quanto e' fa dele!!! Beijos

Diana Bitten disse...

Mesmo tendo lido na pressa em dois dias, terminei no prazo! E achei que vale muito a pena! Coloque na lista sim!

Obrigada pela visita!

Laura disse...

Eu sabia que vc ia gostar!! Que bom que cumpriu o desafio em tempo!

Diana Bitten disse...

Eu adorei, mas vc tb não achou triste demais? Eu mudaria o final...

Vivi disse...

Deve ser muito bom. Como você sempre gostei de narrativas que fogem do linear. E García Márquez tem um estilo único de contar histórias. Excelente participação!

Bjs

Diana Bitten disse...

Obrigada pela visita e pelo elogio Vivi!

Abços!

naomi disse...

aijyzuis, esse eu *tenho* que ler...