quarta-feira, 24 de março de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio


Desafio Literário
Mês: Março - Clássico da Literatura Mundial

Título: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: J.D. Salinger



O livro nada mais é que uma narrativa em primeira pessoa com um argumento muito simples: a visão de um adolescente de 17 anos, que acaba de ser expulso do colégio, sobre sua vida, seus pensamentos e seus ideais (ou a falta deles, muitas vezes).

A escrita extremamente coloquial faz a leitura ser muito fluída e interessante. Acho que o autor soube explorar isso muito bem. Porém, para quem se perde ou não gosta de prolixidades, pode desistir desse livro! O menino é a criatura mais prolixa que eu já vi na vida!

Ri em várias partes, principalmente pela forma como é narrado e os cortes que o autor dá para mostrar o pensamento (na maioria das vezes em um contexto totalmente diverso ao momento) do temperamental rapaz (Holden). Os comentários dele são ótimos, irônicos e sarcásticos, bem do jeitinho que eu gosto!! Porém, admito que sua personalidade (apesar do Holden ter bondade e sensibilidade) é, no mínimo, complexa com rebeldia, revolta e intransigência bem marcadas, fora os traços psicológicos que eu não consigo definir.

O livro (ao MEU ver) tem frases interessantíssimas (as quais EU vivo pensando... e se eu pudesse destacaria uns duzentos exemplos aqui) e só por isso eu já recomendo! Mas já aviso: esse livro NÃO FAZ o estilo da maioria, tenho certeza.

Eu gostei bastante!! Se você acha que pode gostar, dê uma checadinha nesse resumo aqui e nesse artigo aqui. Conheça sobre teorias conspiratórias sobre ele aqui. E, finalmente, leia o livro aqui.

6 comentários:

Laura disse...

Pois é, como conversei contigo, acho que o grande motivo de eu ter achado o livro só mais ou menos é que ele é prolixo, e eu também, e é um defeito em mim que odeio, e ver isso no papel me irritou. rsrsrsr

Leitura Nossa disse...

Puxa, eu nunca me senti "tentada" a ler esse livro... mas gostei muito da resenha e fiquei curiosa...

beijos,
Dé...

nefasta disse...

Eu gostei muito desse livro. Quando o li, tinha uns dezesseis anos, e minha cabeça era (é. -.-) um turbilhão feito a do Holden! É uma boa leitura mesmo... Fiquei nostálgica, agora... rsrs. :)

Abraços!

Vivi disse...

Pela sua resenha, parece-me um livro talhado para mim. Adoro tudo o que você ressaltou. Excelente resenha!

Beijocas

Kézia Lôbo disse...

Muitas meninas leram esse livro e fizeram otimas criticas (a sua tbm está otima)...
Fiquei encantada com a historia e quero muito ler esse livro!!

Sonia H disse...

Olá, Diana,
Li também outras resenhas deste mesmo livro e fiquei ainda mais curiosa.
Está na lista!
Parabéns pela resenha!