domingo, 5 de fevereiro de 2012

Obrigado por Fumar


Nesse final de semana finalmente resolvemos ver "Obrigado por fumar", filme que já havia escutado falar bem e que Meu Bem já havia comentado várias vezes que queria assistir. Valeu muito a pena e me arrependo de não ter feito antes, pois é um filme muito bacana!

O filme foi lançado em 2005 (mais uma vez destaco o absurdo de não tê-lo visto ainda) e conta a estória de um importante porta-voz da indústria do tabaco americano interpretado por Aaron Eckhart. Seu papel é defender uma indústria que mata milhares de pessoas ao dia, manipulando informações e invertendo o jogo a favor do cigarro, mas para que isso ocorra é necessário, além de bastante perspicácia, uma lábia incomparável.

É ai o ponto alto do filme que, através exatamente dessa lábia, fez uma pesada crítica, de forma muito satirizada, sobre a forma manipuladora que as grandes indústrias agem com seus consumidores.

No desenrolar da estória é mostrada a briga com o governo, representado por um senador que faz política anti-fumo; os bastidores da indústria cinematográfica (e a crítica rasgada também sobre os poderes e a intensa manipulação exercida pelo setor); e problemas enfrentados pessoalmente por Nick (o protagonista) que, além de ter que lidar com a questão de ser pai separado, é traído e ameaçado de morte.

Além do excelente papel do protagonista, conhecemos outros personagens interessantes, como seus amigos lobistas (engraçados demais), seus chefes e o filho, interpretado por um novinho (na época, claro) Cameron Bright que, ao contrário da (mini) atuação exibida em "Eclipse", está muito bem no papel.

Adorei o filme. Um roteiro inteligente, um humor sutil, ótimas atuações... o que mais precisa em um filme? Recomendo muito!

2 comentários:

Laura disse...

Eu adorei esse filme!

Alexandre Lancaster disse...

É um filme sensacional. Na verdade eu tenho o dvd dele aqui em casa. :)