Tema: Conto de Fadas repaginado
Mês: Fevereiro
Título:
Crônicas de
Nárnia - O Sobrinho do Mago / O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Autor:
C. S. LewisSinopses:
O Sobrinho do Mago é o sexto livro da série a ser publicado, porém é o primeiro em ordem cronológica. Através de anéis mágicos fabricados por Tio André,
Digory e
Polly viajam até
Charn, um mundo muito antigo sem vida, onde libertam acidentalmente a Feiticeira Branca. Após alguns acontecimentos, eles chegam a um mundo que acabava de ser criado por
Aslam:
Nárnia. O livro
termina explicando a origem do guarda-roupa do próximo livro.
(Fonte: wikipédia)O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o primeiro romance da série em ordem de publicação, porém o segundo em ordem cronológica. Narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia
Pevensie que, através de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de
Nárnia, um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela Feiticeira Branca (auto-proclamada rainha). Com a ajuda do grande e poderoso leão
Aslam, os irmãos
Pevensie devem derrotá-la e restaurar a paz à
Nárnia e a todos os que nela habitam.
(Fonte: wikipédia) Escolhi este livro pois: Sempre tive vontade de lê-lo e como havia comprado um pouquinho antes do desafio, resolvi aproveitar o tema e apenas atrasar um pouquinho o início da leitura.
A Leitura foi: Muito gostosa em algumas partes, porém um pouco maçante e lenta em outras. Infelizmente não me conquistou de cara, tive que insistir para passar de alguns trechos, enquanto que outros eu gostaria muito que fossem estendidos.
Nota: 4 (5)
Estou um pouco na dúvida sobre o que escrever sobre esses dois primeiros livros do mundo de Nárnia (pois não é uma trilogia, como a maioria acredita), já que estou com a opinião muito dividida.
Antes de mais nada é preciso me desculpar e explicar um fato. Era para eu ter lido todo o Crônicas de Nárnia, inclusive comprei o volume único, porém a leitura é lenta e eu estou realmente enrolada com minha especialização, portanto já senti que minha missão com o Desafio foi cumprida (por ter lido dois dos livros) e não me apressarei para ler o resto.
Não sou muito chegada a uma descrição muito pesada, e achei que foi exatamente isso que Lewis faz em algumas partes, o que atrasou a leitura para mim (o que me fez imaginar como seria para uma criança). Porém, paradoxalmente, existem umas passagens tão infantis que por uns momentos eu achei desnecessárias (até eu lembrar que o livro é "infantil"), como por exemplo quando ele fala com o leitor: "(...) não vou descrever as criaturas aqui porque seus pais não os deixariam ler o livro" - ou algo do tipo.
A estória em si é muito boa, mas obviamente seria, uma vez que Lewis se baseou em Gênesis e Jesus Cristo, o que dá uma base fascinante (mesmo eu não sendo cristã, admito que a estória é, no mínimo muito bacana). Os personagens são bem retratados, suas personalidades bem definidas e, cabe destacar, erram muito, tem medo e todas as outras reações tipicamente humanas, porém dificilmente encontradas nos contos de fadas. Claro que, por outro lado, existem outros muito caricatos e nada cativantes, como a própria feiticeira.
O que ficou claro para mim (pelo menos inicialmente, pois ainda faltam 5 livros) é que é uma leitura lenta, detalhada e que, justamente por isso, fixa lindas imagens na nossa cabeça. Sinceramente só não sei se uma criança aguentaria lê-la sozinha.